A Península de Itapagipe

domingo, 14 de agosto de 2011 2 comentários


A Península de Itapagipe é um dos lugares mais bonitos e exóticos da Bahia ou quem sabe até do Brasil, pena que muitas pessoas, até os moradores de Península Itapagipana, não saibam disso e de muitas outras curiosidades desse lugar lindo e cheio de histórias facinantes.
   A Península de Itapagipe é vista geograficamente como uma vírgula que sai de outra vírgula, já que ela brota de Salvador, que é uma cidade peninsular e também tem seu formato em forma de vírgula. Uma península é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, exceto por um, por onde se liga ao continente, mas há mais cinco mil anos atras, a Península Itapagipana era uma pequena ilha.
   Essa ilha com o passar do tempo foi sendo ligada ao continente por uma faixa de terra sedimentada que se originalizou com o vaivém das mares.


OS HABITANTES

   Existe, atualmente, 180 mil habitantes compondo a população da Península de Itapagipe, distribuídos em vários bairros, de varias raças e etnias, mas os primeiros habitantes de Itapagipe foram os índios da tribo Tupinambá.
   Vem daí o nome Itapagipe, que na língua Tupi, significa "O CAMINHO DE PEDRA DENTRO D`ÁGUA", muita gente não sabe disso e de que o certo seria dizer ITAPÉJYPE e não ITAPAGIPE.
   Quando os portugueses chegaram na península e começaram a coloniza-la ocorreram várias brigas entre índios e brancos, os índios resistiram bravamente, mas foram derrotados e foram embora da beira mar de Itapagipe.
   Com isso apareceram novos habitantes, como pescadores e artesãos, e com eles apareceram casas e edificações cobertas com folhas de palmeira localizadas a beira mar e até dentro da floresta peninsular,
   Desde então, do meado do séc. XX, a Península de Itapagipe se tornou local de passeio para os moradores da cidade alta e baixa de Salvador.

Estação Ferroviária da Calçada

AS 14 PÉROLAS DE ITAPAGIPE

A Península de Itapagipe é composta por 14 bairros, cada um com suas histórias e curiosidades:

1. CALÇADA: O primeiro bairro de Itapagipe,já que a península começa na Estação Ferroviária da Calçada, a mais importante estação ferroviária da cidade, que liga a região de Água de Meninos até Paripe, passando por todo o subúrbio ferroviário de Salvador. 
Igreja de Nossa Senhora dos Mares



2. MARES: Sendo o segundo bairro de Itapagipe, nele localiza-se a Igreja de Nossa Senhora dos Mares, que tem um estilo gótico e foi construída no séc. XX, sua torre é bastante alta com o proposito de ser vista de vários lugares diferentes.


3. JARDIM CRUZEIRO: Nesse bairro foi criado em 20 de Dezembro de 1991 o Bagunçaço, uma banda que desenvolveu seu batuque em de latas e caixas de descargas.O Bagunçaço sai divulgando no Brasil e Exterior a Península Itapagipana e a Bahia.


4. MASSARANDUBA: Lá existe uma associação chamada ADOCCI-Associação de Doceiras, Cozinheiras e Confeiteiras de Itapagipe que se reúnem para preparar deliciosos da culinária antiga, como o arroz de aussá e o chá de burro, o famoso munguzá.

5. URUGUAI: É o bairro mais populoso de Itapagipe e lá localiza-se a Igreja de Nossa Senhora dos Alagados erguida na antiga Ilha de Santa Luzia, que pertencia ao bisavô da famosa escritora Cecy Ramos e está igreja foi inaugurada pelo papa João Paulo II, em 1980. No Uruguai existe também o Espaço Cultural que realiza diversos projetos que estimula o jovem e adultos a pensar no futuro e a construir uma sociedade mais digna para todos. 


Escultura do Memorial Irmã Dulce
6.ROMA:No bairro de Roma está localizada a capela onde Irmã Dulce rezava, a primeira santa baiana, seu restos mortais estão depositados nessa capela, ao lado dela fica o Memorial Irmã Dulce e o Hospital  Santo Antônio, que atende várias pessoas necessitadas, pobres e desamparadas, esse hospital foi criado pelo Anjo Bom da Bahia, Irmã Dulce.


7.DENDEZEIROSEste bairro é uma grande avenida que liga o bairro de Roma ao Bonfim, nele localiza-se o Centro de Saúde Vírgilio de Carvalho e o Centro Terapêutico Municipal, também exite lá o SENAI que dá cursos profissionalizantes, o Cartório de Registro Civil, a Previdência Social, e o prédio da Policia Militar do Estado da Bahia 17 CIPM.


Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
8.BONFIM: Um dos bairros mais famosos de Itapagipe, tem como ponto turístico a majestosa Igreja do Senhor do Bonfim que foi construída em 1752, numa colina e tem uma replica do Jesus crucificado da cidade de Setúbal, em Portugal, como sua imagem principal, que foi trazida por Teodózio Rodrigues de Farias, um capitão português que trouxe essa imagem para pagar uma promessa pro ter sido salvo de um naufrágio pro um milagre.
    A imagem ficou na Igreja da Penha, já que a Igreja do Bonfim no inicio era uma capela sem torres e tinha uma porta só. Seu término foi em 1772, sem adro e sua escadaria. 


Forte de Mont Serrat
9.MONT SERRAT: Dois monumentos muito lindos exitem nesse bairro; a Igreja de Nossa Senhora do Mont Serrat que fica em cima de uma rocha e é protegida pro um cais das ondas do mar. Foi construída em 1580 pro Gracia D'Ávila. O outro é o Forte de Mont Serrat que se chamava Castelo de Itapagipe, e depois Forte São Felipe, foi construído entre 1583 e 1587, é uma joia da arquitetura militar brasileira e serviu para proteger nossa terra das invasões holandesas.




Abrigo Dom Pedro II


10.BOA VIAGEM: Na Boa Viagem exite a maior casa residência da Bahia ou quem sabe do Brasil, é o Abrigo Dom Pedro II, uma réplica do Palácio de Versailles, na França. O abrigo era do Comendador Francisco Xavier Machado, hoje ele é um lar para idosos que recebe ajuda das Irmãs Vicentinas há mais de 50 anos. Existe também a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem construída na primeira metade do séc. XVIII, nela se encontra os azulejos que historiam os milagres atribuídos à santa.


11.LUÍZ TARQUÍNIO: Muita gente não sabe, mas o bairro Luíz Tarquínio faz parte da Península de Itapagipe e nele localiza-se CRE-Coordenadoria Regional de  Educação da Cidade Baixa que fica na Escola Municipal Augusto Lopes Pontes.


12.CAMINHO DE AREIA: Nesse bairro foi construído no século XIX um solar que pertence ao SESI, hoje lá funciona o Centro Cultural Pedro Ribeiro Marine Bittencourt e era lá que funcionava o Centro de Formação Artesanal.


13.BAIXA DO FISCAL: Outro bairro que muita gente não sabe que pertence a Península de Itapagipe, nele localiza-se a Delegacia de Policia Furtos e Roubos da Península de Itapagipe.


Igreja de Nossa Senhora da Penha
14.RIBEIRA: Um dos bairros mais conhecidos e privilegiado de Itapagipe, pois é banhado por quase todos os lados pelas águas refrescantes e tranquilas do Oceano Atlântico. Localiza-se no birro da Ribeira a Biblioteca municipal Reitor Edgard Santos que teve como sua primeira diretora a escritora Cecy Ramos, e também duas das praças ou largo mais famosas da península:o Largo do Papagaio, que na verdade se chama Praça Simões Filho, mas recebeu o apelido de Largo do Papagaio pelos  ninhos de papagaios nas palmeiras imperiais da praça, a outra é a Largo da Madragoa que no começa era só mato e tinha uma grande  jaqueira no meio, em 27 de Dezembro de 1903 o Largo da Madragoa foi inaugurado e recebeu no lugar da jaqueira um coreto que veio da Itália. Na ribeira foram construídas também a igreja de Nossa Senhora da Penha e a Igreja do nossa Senhora do Rosário e perto dela fica a Sorveteria da Ribeira que recebe gente de toda cidade.


  
                                               A GUARDIÃ DE ITAPAGIPE


Cecy Ramos "A Guardiã de Itapagipe"
   Esse título foi dado a escritora Cecy Ramos, moradora e defensora de Itapagipe, pelo escritor Aramis Ribeiro costa, um imortal da Academia de Letras da Bahia.
   Nascida em Salvador, bairro da Saúde, Cecy Ramos Costa Bahia com um mês e meio de vida visitou a Península de Itapagipe com seus pais e irmãos, aonde morava o seu avó paterno. Ela foi batizada na igreja da Penha e a partir daí sua família começou a viver em Itapagipe, onde ela mora até hoje.
   Cecy Ramos é professora primaria, bibliotecária e autora de livros com O Susto da Franga Cocó,Confusão em São João e A História de Um Grão de Feijão.
   Junta com Querubina Silva, mestra do extinto Colégio Santa Bernadete, Cecy lutou para a construção da Escola municipal Simões Filho, a primeira escola dos Alagados.
   É dona do título de "Guardiã de Itapagipe" por ter um grande amor pela península itapagipana. Seu afeto é tão grande que ela fez uma poesia dedicada a esse lugar maravilhoso.


                                   PÔR-DO-SOL.PÔR-DA-LUA
                                   Cecy Ramos


Pôr-do-Sol na praia da Ribeira


Itapagipe da Ribeira,
Do Porto do Bonfim.
Itapagipe dos Tainheiros,
Da Penha, do Bogari.


Praia do poço,
Boa Viagem, Mont Serrat.
Praia do Canta Galo,
Ponta do Humaitá.


Bela paisagem!
Lindo é o seu mar!
Pôr-do-Sol. Pôr-da-Lua
Luar visto da Igreja da Boa Viagem
A nos encantar
Parece um sonho,
Sonho de amor
Itapagipe é um presente
Do Deus criador.








TEXTOS DE :
Alisson Santana 
Bernadete Reis


POSTADO POR:
Alisson Santana


Desenvolmento Do Brasil

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 0 comentários

Desenvolvimento Brasileiro
“ O Brasil é um país do futuro” era o que dizia Renato Russo - Legião urbana

 O Brasil comparado ao que era há um tempo torna-se notável e óbvio o seu “progresso” talvez não tão grande, até porque a transição de subdesenvolvimento para desenvolvimento leva anos. Mesmo hoje encontrando informações e notícias que afirme essa prerrogativa ao menos na economia, sabemos que existe um fenômeno que impede que esses avanços sejam maiores e em todas as áreas que é
o fenômeno da desigualdade social. Até porque não existe desenvolvimento se os benefícios não cheguei para todos.

Vão aqui alguns dados sobre o IDH mundial incluindo o Brasil e sua colocação:
O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano que se refere às condições de vida de cada país.
Através do IDH eles dividem os países da seguinte forma:
  • Países desenvolvidos que são aqueles com elevado desenvolvimento humanos.
  • Em desenvolvimento são os com desenvolvimento humano médio.
  • Subdesenvolvidos com desenvolvimento humano baixo.
O Brasil ocupa a 70º lugar na tabela do IDH e os dados que são levados em conta para se chegar a um número por país são:
  • Dados de expectativa de vida ao nascer
  • Educação
  • PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional.
Vamos começar a progredir o dia que tivermos o básico de um países desenvolvido como padrões, não só em termos econômicos e sim sociais como serviços públicos de qualidade em colégios,hospitais e segurança. A exemplo da nossa cidade Salvador temos grandes níveis de desigualdade quechegam a ser lamentáveis podendo ser contemplando também os serviços públicos de escolas com péssimo ensino, hospitais muitas vezes lotados ou sem médicos suficiente ou simplesmente sem nenhum atendimento enquanto enfrentamos o medo de andar nas ruas pela falta de segurança.
O “sistema” não-oficial no Brasil que impede o nosso desenvolvimento é justamente o governo, ocupado em corrupção preocupado em manter os ricos mais ricos, pobres mais pobres deixar a maior parte da população literalmente no escuro e particularmente é uma tremenda burrice pois nos tornamos um país que gastamos muito e ganhamos pouco.
A população também tem a sua taxa de contribuição no que podemos chamar de falta de desenvolvimento que geralmente exigimos solução de diversos problemas seja econômicos ou sociais, sem tentar fazer a nossa parte sem consciência alguma em termos de cidadania. deveríamos acordar ter muito mais consciência que temos agora.
Para concluir queria que fizéssemos duas perguntas para auto reflexão:
  1. O que poderia ser feito em Salvador para começarmos o tal de desenvolvimento?
  2. O que você faz para contribuir com nosso desenvolvimento?
Fontes: http://www.sempretops.com/


POSTARDO POR:
Lucas Souza
Juliana