Festas Populares de Itapagipe

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

  Na tradição religiosa da Península de Itapagipe estão englobadas diversas festas populares que antigamente tinhão muito prestigio dos moradores da península itapagipana, hoje são poucos que tentam não deixar essa tradição morrer.
  Entre essas festas se destacam:


TREZENAS DE SANTO ANTÔNIO


TREZENA DE SANTO ANTÔNIO
  As trezenas, antigamente, eram feitas em altares montados em espaços amplos, onde toda a comunidade podia rezar para Santo Antônio, nos dias de hoje as trezenas raramente acontecem, elas são realizadas em igrejas católicas e também muito devotos de Santo Antônio emprestam suas casas para pessoas da comunidade rezar juntos com muita fé e alegria nessa festa tão linda de ver e participar



                                                          SÃO JOÃO

  No São joão de antigamente, os moradores faziam fogueiras nas ruas onde não passavam transporte, assavam milho e brincavam de saltar fogueira. Na avenida na avenida Beira Mar, na Ribeira, os jovens dançavam quadrilha, soltavam fogos e balões que confundiam-se com as estrelas. Se aqueciam com a chama da fogueira enquanto proseavam com os amigos e familiares.

   SÃO PEDRO

  Na praia do Poço, os pescadores armavam fogueiras de quase dez metros de altura, que esquentava, com sua grande labareda de fogo, todos que ficavam ao seu redor na noite fria. Essas fogueiras eram erguidas para homenagear São Pedro, o padroeiro dos pescadores não é atoa que eram eles que organizavam essa grande festa. Também tinha as guerras de espadas que as próprias pessoas da comunidade faziam e eram eles mesmo que confeccionavam os projéteis.

SEGUNDA FEIRA GORDA DA RIBEIRA

ITAPAGIPANOS FESTEJANDO NA RIBEIRA
  Nos anos do séc. XIX, uma mulher muito rica chamada Raimunda Porcina de Jesus dona de escravos, da Chapada Diamantina, que morava em Salvador, utilizava seus escravos para ganhar dinheiro de um modo diferente do tradicional. Ela botou os escravos para aprender a tocar instrumentos musicais, com isso ele viraram músicos e formaram a banda de Raimunda Porcina. Eles tocavam na Lavagem do Bonfim todos os dias da festa, só tinham folga no domingo, último dia da festança, lá pelo final do dia. Quem pensa que eles iam descansar está muito enganado, eles desciam   a ladeira do Bonfim indo para a Ribeira e o povo os seguiam na maior alegria . Com o passar do tempo essa festa foi acontecendo todo ano, e foi aí que surgiu a Segunda Feira Gorda da Ribeira com muita comida, bebida, roda de samba, alegria e paz.


LAVAGEM DO BONFIM


COTEJO AO CHEGAR NA IGREJA DO BONFIM
  O cortejo da festa sai da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que fica no bairro da Conceição da Praia e praça pelo pelo bairro do Comércio( dois que ficam fora da península de Itapagipe) segue pelo bairro da Calçada, dos Mares, de Roma, dos Dendezeiros até chegar na Colina Sagrada onde fica a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a caminhada é grande mais o povo não desanima. Na Igreja do Bonfim eles tomam banho de pipoca e de água de Oxalá, que serve para purificar o corpo, o espírito e trazer paz e prosperidade.
  A culinária é muito apetitosa e tem de tudo: xinxim de galinha, farofa de azeite de dendê, caruru, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe e as duas iguarias mais típicas de Salvador, o abará e o acarajé.
     
O FAMOSO ACARAJÉ
COMIDAS TÍPICAS DA
LAVAGEM DO BONFIM

0 comentários:

Postar um comentário